sábado, 21 de março de 2009

MUSCULAÇÃO - O SUCESSO DO TREINAMENTO RESISTIDO



Quando falamos de musculação, muitas pessoas por desconhecer do assunto logo imaginam um homem ou mulher grande e forte fazendo exercícios com peso descomunal.

Mas esse tipo de atividade não se resume apenas nisso. O programa de treinamento com pesos é estabelecido conforme as suas condições, necessidades, e objetivos, sempre respeitando diagnósticos médicos e o resultado de sua avaliação física.

Dentre os maiores benefícios podemos citar e explicar:


Melhora a postura geral: uma pessoa que não faz um trabalho de fortalecimento dos músculos que sustentam a coluna e as costas, não tem força na região e acaba comprometendo a postura. Com a prática da musculação, ela vai tonificando a musculatura dorsal retornando à postura correta. Além disso, desvios da coluna como lordose, cifose e escoliose podem ser amenizadas. Porém, vale ressaltar que a musculação não trata problemas graves de coluna, mas sim os vícios de postura.

Aumenta a massa magra e reduz a gordura corporal: o corpo é formado por gordura, músculos e água. Com a prática da musculação, a chamada massa magra (tecido muscular) aumenta, à medida que a gordura diminui, já que esta é uma das fontes de energia para a realização dos exercícios. Para as pessoas da 3a idade, o benefício se dá na forma de manutenção da massa magra ou diminuição da perda.

Prevenção da osteoporose: a musculação produz estímulos que desencadeiam reações químicas sobre os ossos. Essas reações fazem com que a ossatura absorva melhor o cálcio, aumentando a densidade óssea. Com isso, os ossos ficam mais fortalecidos, prevenindo o aparecimento da osteoporose.(ou minimizando caso o quadro já esteja instalado).

Evita lesões musculares: como os exercícios são feitos com acompanhamento e em aparelhos, o risco do praticante sofrer uma lesão é minimizado.

Melhora a coordenação motora: Isto acontece devido à pessoa iniciar com exercícios que trabalham uma única articulação. Depois, passa a fazer exercícios que trabalham duas articulações ao mesmo tempo e assim por diante. Com isso, a pessoa passa a ter uma consciência corporal e entende como o corpo funciona e, conseqüentemente, aprende a coordenar melhor seus movimentos.

Diminui os níveis do colesterol: como em qualquer atividade física, a musculação ajuda a diminuir o colesterol devido ao gasto de energia. Isso porque a prática de exercício aumenta o calibre das artérias, melhorando a vascularização e conseqüentemente diminui o colesterol.

Combate à flacidez: Com o emagrecimento e perda da gordura subcutânea, é natural o aparecimento de uma pequena flacidez, devido à pele sem sustentação. Com a prática do exercício de musculação, o lugar onde antes se localizava gordura subcutânea, passa a ser ocupado por massa muscular, eliminando a flacidez e dando tonicidade aos músculos.

Aumenta a independência na 3a idade: A prática da musculação minimiza a perda de massa magra (e conseqüentemente, força) decorrente do processo fisiológico do envelhecimento fortalecendo a mesma, facilitando as atividades do dia-a-dia, como sentar, levantar, carregar, subir, e andar, diminuindo assim o risco de quedas, e por conseqüência evitando fraturas.

Outro ponto importante a ser acrescentado é que otrabalho de musculação, ao contrário do que muitos possam imaginar, não é necessariamente uma atividade de pessoas altamente capacitadas e também pode ser aplicado em vários grupos, desde crianças e adolescentes, até gestantes, diabéticos, hipertensos, cardíacos e pessoas que estão na terceira idade. A única regra é sempre procurar profissionais especializados que estão capacitados a lhe proporcionar sua atividade cercada de segurança e qualidade. É isto que o nosso corpo técnico tem a lhe oferecer.

Agende uma visita e venha desfrutar de toda comodidade e segurança na prática da musculação!!!

Studio Le Attivitá - Personal Training
"Um novo conceito em viver bem...