terça-feira, 17 de março de 2009

MUSCULAÇÃO, METABOLISMO BASAL E PERDA DE GORDURA.

As variáveis mais importante para a perda de gordura corporal são: gasto calórico total, ingestão calórica e balanço calórico, que é resultado da soma das duas primeira variáveis. Ou seja, o balanço calórico é a diferença entre as calorias ingeridas diariamente (ingestão calórica) e as calorias gastas diariamente (gasto calórico total).

Caso o objetivo seja a perda de gordura corporal, devemos consumir menos calorias do que utilizamos e,neste caso, o balanço será negativo.Dentro do gasto calórico total temos duas variáveis de extrema importância: o metabolismo basal, e as calorias gastas com atividade diária. Essas calorias dependem da quantidade e intensidade destas atividades e da quantidade de massa magra que o individuo possui.
A energia utilizada pelo organismo diariamente para a manutenção das funções fisiológicas em repouso é reconhecida como metabolismo basal. O metabolismo basal representa a maior percentagem das calorias que compõem o gasto calórico total, sendo responsável por 60 a 75% das calorias utilizadas diariamente pelo organismo.

As funções fisiológicas que compõem o metabolismo basal incluem a manutenção e funcionamento do sistema nervoso, pulmonar, cardiovascular e músculo-esqueletico. O metabolismo basal é basicamente relacionado a massa magra do individuo e é afetado pela composição corporal, sexo, idade e fatores genéticos.. É estimado que em cada década de envelhecimento ocorra a diminuição de 2 a 3 % no metabolismo basal, e isto é decorrente primariamente da perda de massa magra.

Hipoteticamente, aumento na massa magra deve propiciar a elevação do metabolismo basal, maximizando assim o gasto calórico total. O principal componente da massa magra é a musculatura e o treinamento com pesos é reconhecidamente a melhor e mais eficiente forma de aumento para a massa muscular. Algumas pesquisas têm demonstrado que o metabolismo basal aumenta em aproximadamente 6% após doze semanas de treinamento com pesos. Por outro lado, neste mesmo período, indivíduos realizando apenas treinamento aeróbio sofrem um decréscimo em torno de 2% em seu metabolismo basal.

Primeiramente, estas mudanças estão correlacionadas com o impacto que estas formas de exercício têm sobre a massa magra. Normalmente, quando realizado apenas o treinamento aeróbio, sem a combinação com o treinamento com pesos, é esperada a perda ligeira na quantidade de massa muscular e isto ocasiona o decréscimo no metabolismo basal, desacelerando o processo de perda de gordura corporal após algumas semanas.

Por outro lado, o exercício resistido, por propiciar o aumento da musculatura e do gasto energético total, quando combinado a uma dieta adequada resulta na grande diminuição do percentual de gordura corporal. Porem, o exercício aeróbio é ainda de extrema importância, pois, alem de seus benefícios a saúde, ele ira ajudar a aumentar a queima de gordura pelo aumento das calorias metabolizadas diariamente e irá aumentar a eficiência do organismo, principalmente o sistema muscular, em processar gorduras como fonte de energia.

Em resumo, a formula para a perda de gordura consiste de três fatores:
1. Exercícios resistidos
2. Exercícios aeróbios
3. Dieta

Quando estes fatores são combinados da forma mais adequada para os diferentes indivíduos e realidades, melhores resultados são obtidos do que em situação onde apenas um dos fatores é contemplados.

Prof.Alexandre Henriques de Paula
Studio Le Attivita – Personal Training



Material transcrito da Revista Super Treino